Mundo

Morre James Schlesinger, o ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos

Schlesinger morreu em consequência de uma pneumonia

Agência France-Presse
postado em 27/03/2014 17:59
James Schlesinger era membro do conselho administrativo do CSIS há mais de 30 anos
Washington
- James Schlesinger, ex-secretário americano da Defesa e diretor da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) durante as presidências republicanas de Richard Nixon e Gerald Ford, faleceu nesta quinta-feira, aos 85 anos.

Schlesinger morreu em um hospital de Baltimore (Maryland, leste dos Estados Unidos), em consequência de uma pneumonia, informou sua filha Ann ao jornal "Washington Post".

Leia mais notícias em Mundo

"Deixou uma marca impressionante na segurança e na política energética americana", afirmou em sua página institucional o Center for Strategic and International Studies (CSIS), um prestigioso "think tank" com sede em Washington.

[SAIBAMAIS]Há 30 anos, ele era membro do conselho administrativo do CSIS.

Nascido em 1929, em Nova York, Schlesinger era economista e considerado um especialista em temas de segurança. Entrou para a equipe da Casa Branca em 1969, reduzindo o orçamento do Pentágono, apesar da Guerra do Vietnã.

Mais tarde, envolvido no caso Watergate, o presidente Richard Nixon nomeou James Schlesinger por seis meses (de janeiro a julho de 1973) para ficar à frente da CIA, antes de levá-lo ao Pentágono. Em 1975, o presidente Gerald Ford, que não o suportava, prescindiu de seus serviços.

Na eleição de 1976, Schlesinger resolveu apoiar o adversário de Ford, o democrata Jimmy Carter, que o nomeou secretário de Energia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação