Mundo

Em Berlim, Xi Jinping ampliam 'parceria estratégica' com Alemanha

As trocas comerciais entre as duas potências atingiram 161,5 bilhões de dólares no ano passado

Agência France-Presse
postado em 28/03/2014 17:26
Os presidentes Xi Jinping e Joachim Gauck cumprimentam simpatizantes durante uma cerimônia de boas-vindas no palácio presidencial
Alemanha e China decidiram reforçar uma "parceria estratégica", intensificando seus contatos diplomáticos e relações comerciais, em ocasião da primeira visita do presidente chinês, Xi Jinping, a Berlim.

"Nós selamos com esta visita uma parceria estratégica total", ressaltou a chanceler Angela Merkel durante uma entrevista coletiva à imprensa ao lado de Xi.

Os dois pesos pesados da economia prometeram manter contatos regulares e trabalhar mais estreitamente no âmbito de organizações internacionais como o G20 ou a ONU para estarem à altura de sua "grande responsabilidade", segundo uma declaração comum.

Antes da chegada do líder chinês, ativistas pró-Tibete seguravam cartazes com os dizeres

A parceria entre o país mais populoso do mundo e a maior economia europeia, duas grandes potências exportadoras, que já existia "há alguns anos", "desenvolve-se amplamente", declarou a chanceler.


A China é a maior parceira comercial da Alemanha na Ásia, e a Alemanha, a principal da China na Europa. Suas trocas comerciais atingiram 161,5 bilhões de dólares no ano passado.

Mas, além das questões econômicas, a crise na Crimeia também foi mencionada, e os dois países reafirmaram suas posições nesta questão. A Alemanha denunciou novamente "a anexação da Crimeia pela Rússia", enquanto Pequim reafirmou sua indulgente neutralidade em relação a Moscou.

Xi voltou a dizer que a China não pretende "se intrometer nos assuntos internos" de um país. "Todas as partes devem se comprometer em favor de uma solução política e diplomática para o conflito", reiterou.

"Nós apoiamos os esforços construtivos da comunidade internacional para reduzir a tensão", disse o presidente chinês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação