Mundo

Talibãs afegãos atacam sede da comissão eleitoral afegã em Cabul

Localizado no leste de Cabul, a sede da comissão eleitoral independente se parece com uma pequena fortaleza, protegida por uma cerca de segurança e guardas armados postados na entrada das torres

Agência France-Presse
postado em 29/03/2014 10:05
Cabul - Os talibãs afegãos atacaram neste sábado a sede da Comissão Eleitoral Independente (IEC), a uma semana do primeiro turno da eleição presidencial.

"Três ou quatro atacantes ocuparam um edifício" perto da comissão eleitoral "e dispararam contra a sede do CEI, de acordo com informações preliminares", informou à AFP o porta-voz do ministério do Interior afegão, Sediq Sediqi.

"Confirmo que está havendo um ataque contra a sede da IEC. Escutamos duas explosões, provavelmente causadas por lançadores de foguetes", disse Noor Mohammad Noor, porta-voz da comissão encarregada de garantir o bom andamento das eleições. "Continuamos a ouvir tiros, mas todos estão seguros", afirmou, acrescentando que, no momento, não há registro de vítimas.

As forças de segurança afegãs foram mobilizadas rapidamente para tentar neutralizar o ataque, constatou a AFP, que observou vários veículos blindados e fumaça preta subindo acima da área.

O ataque foi reivindicado no Twitter pelos talibãs, que lideram um movimento de insurgência desde que foram expulsos do poder em 2001 por uma coalizão militar internacional liderada pelos Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]

Localizado no leste de Cabul, a sede da comissão eleitoral independente se parece com uma pequena fortaleza, protegida por uma cerca de segurança e guardas armados postados na entrada das torres. O ataque começou às 12H00 (04H30 no horário de Brasília).

Ghani, candidato preferido

Esta nova operação talibã ocorre a uma semana do primeiro turno da eleição presidencial afegã, em 5 de abril, que decidirá o sucessor de Hamid Karzai, o único que dirigiu o país desde a queda do Talibã.

A campanha eleitoral foi marcada por inúmeros atos violentos do Talibã, que tenta obstruir o processo eleitoral. Na sexta-feira, dois afegãos, incluindo uma criança, morreram em Cabul, em um ataque dos rebeldes islâmicos contra a residência de uma ONG.

Na terça-feira, 15 pessoas foram mortas no país, incluindo cinco em uma operação talibã contra um escritório regional do IEC em Cabul.

Em 20 de março, nove pessoas, entre elas o repórter da AFP Sardar Ahmad, sua esposa e dois de seus filhos foram mortos no ataque contra o hotel Serena, o mais prestigiado da capital afegã. O Talibã privilegia locais frequentados por estrangeiros e as instituições responsáveis pela organização das eleições.

Entre os favoritos à presidência estão Zalmai Rasul, um ex-ministro das Relações Exteriores, Ashraf Ghani, um economista de grande reputação, e Abdullah Abdullah, figura da oposição que ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 2009.

Leia mais notícias em Mundo

Ghani lidera as intenções de voto do primeiro turno (27,1%), segundo uma pesquisa publicada neste sábado por uma entidade internacional especializada no Afeganistão, ATR Consulting.

Os afegãos são chamados às urnas em um momento de incerteza com a retirada da força internacional da OTAN (ISAF), prevista este ano, e que faz temer o aumento da violência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação