Mundo

Alemanha envia navio de guerra para destruição de armas químicas sírias

Decisão foi aprovada pelo conselho de ministro e prevê a mobilização de 300 soldados

Agência France-Presse
postado em 02/04/2014 11:32

Berlim - O governo alemão anunciou nesta quarta-feira (2/4) o envio de uma fragata, um tipo de navio de guerra, para proteger o navio americano "Cape Ray", encarregado de destruir as armas químicas sírias no Mediterrâneo.

A decisão foi aprovada pelo conselho de ministro e prevê a mobilização de um máximo de 300 soldados para proteger o "Cape Ray", mas a medida ainda precisa da aprovação da Bundestag, a câmara alta do parlamento.

A Alemanha também participa na operação internacional através da empresa pública Geka, que destruirá 370 toneladas de resíduos e armas químicas sírias no território alemão uma vez o barco americano tenha aplicado um tratamento com eletrólise.

Depois de um acordo entre Rússia e Estados Unidos, que permitiu evitar ataques aéreos na Síria imersa numa guerra civil há três anos, o regime de Damasco aceitou abandonar seu arsenal químico, que deve ser destruído antes de 30 de junho, sob a supervisão da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

No total, a Síria dispõe de 1.300 toneladas de gás mostarda e gás sarin.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação