Mundo

Tratado sobre comércio de armas já foi ratificado por 18 países, diz ONU

O acordo deve ser ratificado por um mínimo de 50 estados para entrar em vigor

Agência France-Presse
postado em 02/04/2014 16:29
Dezoito países depositaram simultaneamente nesta quarta-feira seus instrumentos de ratificação do Tratado sobre Comércio de Armas (ATT), durante uma cerimônia na sede das Nações Unidas em Nova York.

São 17 estados membros da União Europeia (Alemanha, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Malta, Romênia, Eslováquia, Eslovênia e Reino Unido) e El Salvador.

Exatamente um ano depois da aprovação do tratado por parte da Assembleia Geral da ONU, o número de ratificações passa assim a 31 dos 118 países que assinaram o tratado até agora.



Esse tratado, o primeiro do gênero, deve ser ratificado por um mínimo de 50 estados para entrar em vigor. O tratado busca tornar mais transparente o comércio internacional de armas convencionais, um mercado de mais de 80 bilhões de dólares anuais.

Cada país signatário deverá avaliar antes de uma transação se as armas em venda poderão ser utilizadas para burlar um embargo internacional, violar direitos humanos ou cair em mãos criminosas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação