Mundo

EUA: senadores aprovam liberação de documento sobre interrogatórios da CIA

Uma comissão do Senado dos Estados Unidos aprovou a liberação de centenas de páginas sobre relatório a respeito programa de interrogatórios da CIA

Agência France-Presse
postado em 03/04/2014 19:51
Washington - Uma comissão do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (3/4) a liberação de centenas de páginas sobre seu detalhado relatório a respeito do polêmico programa de interrogatórios da CIA durante a presidência de George W. Bush (2001-2009).

A medida permite que a presidente do Comitê de Inteligência, a senadora Dianne Feinstein, envie o resumo - de 400 páginas - do documento para a Casa Branca.

Leia mais notícias em Mundo


O senador Saxby Chambliss, republicano mais influente do comitê, primeiramente se opôs a uma investigação exaustiva, mas depois aceitou aprovar a "desclassificação" de partes do texto para que a população possa avaliar o legado do programa.

"Temos de deixar isso para trás", afirmou Chambliss à jornalistas.

[SAIBAMAIS]Se o presidente Barack Obama aprovar o projeto, como é esperado, as agências de Inteligência poderão optar por deixar alguns detalhes como secretos.

Feinstein acrescentou que espera que as edições e eliminações sejam "as menores possíveis" e que acredita que o processo deve durar cerca de um mês. Ela declarou ainda que o mais importante é expor o brutal programa de interrogação aplicado pela Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla de inglês), que ela descreveu como "uma mancha em nossa história".

"Essa nação admite seus erros, mesmo que sejam muito dolorosos", disse a senadora.

O programa foi iniciado pouco depois dos ataques do 11 de Setembro de 2011 e encerrado por Obama. Utilizava técnicas de interrogatório como o "submarino" (afogamento em tanques de água), comparadas por Obama e alguns congressistas à tortura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação