Mundo

Estados Unidos autoriza Boeing a vender peças de avião ao Irã

Autorização será por curto prazo e envolve apenas aviões em serviço

Agência France-Presse
postado em 04/04/2014 21:03
Nova York - Os Estados Unidos concederam uma licença ao fabricante aeronáutico Boeing para a venda de peças de aviões comerciais ao Irã, declarou nesta sexta-feira à AFP um porta-voz do grupo americano.

Esta autorização é por "um prazo curto" e envolve apenas aviões em serviço, destacou o porta-voz. A decisão representa o retorno da Boeing ao Irã, onde não realizava negócios desde o embargo americano, em 1979.

A licença foi concedida pelo departamento do Tesouro com base no acordo interino sobre o programa nuclear iraniano, acertado em novembro entre Teerã e o grupo 5%2b1 (EUA, França, Grã-Bretanha, China, Rússia e Alemanha), informou o porta-voz.



A autorização não permite à Boeing vender novos aviões ao Irã.

Os Estados Unidos e os países europeus impuseram nos últimos anos severas sanções econômicas ao Irã com o propósito de obrigar Teerã a suspender seu programa nuclear, suspeito de servir de fachada para a obtenção da bomba atômica.

Estas sanções foram parcialmente suspensas em janeiro, após o Irã aceitar congelar parte do seu programa nuclear.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação