Mundo

Manifestantes ucranianos pró-russos ocupam escritórios da administração

Edifício da administração provincial na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, foi invadido por manifestantes que exigem um referendo sobre a independência da região

Agência France-Presse
postado em 06/04/2014 12:03
Donetsk - Manifestantes favoráveis à Rússia invadiram neste domingo (6/4) o edifício da administração provincial na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, constatou um jornalista da AFP. Essa região, na fronteira com a Rússia, registra todos os domingos manifestações por uma união com Moscou desde a queda do governo de Kiev, no fim de fevereiro. Em Donetsk, principal cidade da região mineradora de Donbas, mais de 2.000 pró-russos participaram de um ato perto da sede da administração da província, cercada por mais de 200 policiais.



Os manifestantes agitavam bandeiras russas e exibiam cartazes com lemas como "Donetsk, cidade russa", "Fora Otan" e "Queremos um referendo", em alusão ao processo que no mês passado deu a independência para a província da Crimeia, que se juntou à Rússia pouco tempo depois. Cerca de 150 manifestantes conseguiram invadir o edifício.

Vários deles retiraram a bandeira ucraniana do prédio e hastearam em seu lugar uma bandeira russa. Um correspondente da AFP indicou que os policiais deixaram a sede da administração. As imagens divulgadas pelo site "Novosti Donbassa" (Notícias de Donbass) mostram manifestantes na entrada do prédio, gritando "Rússia! Rússia", enquanto um deles, usando um megafone, afirma: "Isto não é o fim, é apenas o começo".

O procurador de Donetsk disse à AFP que uma investigação foi aberta sobre a tomada do local. No leste da Ucrânia, de maioria linguística russa, há uma grande tensão desde que o presidente Viktor Yanukovytch, favorável à Rússia, foi deposto por manifestantes pró-europeus e por grupos ultranacionalistas de extrema-direita.

Várias pessoas morreram em protestos. Manifestantes também se reuniram em grande número diante de um edifício dos serviços de segurança ucranianos (SBU) em outra grande cidade do leste do país, Lugansk, depois de um comício pró-russo, constatou um fotógrafo da AFP.

Alguns encapuzados pediam a libertação dos militantes pró-Rússia detidos durante as manifestações anteriores. Primeiro jogaram ovos e depois pedras contra a sede do SBU. Várias janelas foram quebradas. A polícia tentou afastá-los com bombas de gás lacrimogêneo. Mas eles conseguiram arrombar a porta de entrada, e alguns invadiram o local.

Enquanto isso, em Kharkiv, outra importante cidade do leste, houve confrontos entre um pequeno grupo de nacionalistas e manifestantes pró-russos. Os primeiros foram obrigados a deixar a área de joelhos, constatou a AFP. Os nacionalistas -chamados de fascistas por Moscou e pelos pró-russos- só conseguiram se afastar totalmente sob proteção policial.

O presidente russo, Vladimir Putin, comprometeu-se a defender de todas a formas as populações de língua russa das repúblicas que fizeram parte da União Soviética. A crise entre a Rússia e a Ucrânia teve como consequência a incorporação da república da Crimeia à Federação Russa após um referendo que o governo ucraniano e os países ocidentais não reconhecem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação