Mundo

Milhares de partidários 'camisas vermelhas' tomam as ruas da Tailândia

Partidários conhecidos como "camisas vermelhas" se opõem às elites que tentam depor a primeira-ministra do país, Yingluck Shinawatra

Agência France-Presse
postado em 06/04/2014 13:35
Bangcoc - Dezenas de milhares de partidários do governo da Tailândia, conhecidos como "camisas vermelhas", saíram neste domingo (6/4) às ruas de Bangcoc para se opor às elites que tentam depor a primeira-ministra do país. "Estamos aqui para acertar as contas com as elites", declarou à multidão Jatuporn Prompan, presidente do movimento e organizador do evento que reuniu menos que as 200.000 pessoas anunciadas.

A oposição é composta por uma aliança entre a classe média da capital e a elite tradicional, que já não suportam a dominação política do "clã Shinawatra". Os oposicionistas defendem a substituição da primeira-ministra, Yingluck Shinawatra, por um Conselho do Povo, não eleito, que supervisionaria as reformas eleitorais e lutaria contra a corrupção antes de convocar novas eleições.

Leia mais notícias em Mundo

Embora a manifestação dos "camisas vermelhas", prevista para terminar na segunda-feira, seja até o momento pacífica, a situação pode piorar em caso de destituição da primeira-ministra, acusada pela oposição de ser um fantoche de seu irmão, Thaksin Shinwatra, ex-primeiro-ministro derrubado por um golpe de Estado em 2006, que hoje vive no exílio em Dubai.

Embora os partidos pró-Thaksin tenham vencido todas as eleições legislativas em mais de dez anos, a oposição acusa a família Shinawatra de corrupção e de usar dinheiro público para garantir o apoio das regiões do norte e do nordeste do país, seu reduto eleitoral.

Os "camisas vermelhas" acusam a oposição de preparar um golpe de Estado judicial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação