Mundo

Ucranianos pró-Rússia tomam sede da administração regional em Karkiv

A polícia se mantinha a cerca de 50 metros do prédio

Agência France-Presse
postado em 06/04/2014 16:12
Carcóvia - Manifestantes pró-Rússia tomaram neste domingo a sede da administração regional em Karkiv, uma grande cidade do leste da Ucrânia, onde arriaram a bandeira ucraniana e içaram o pavilhão russo, constatou a AFP no local. Dezenas de manifestantes entraram no prédio quando as forças de segurança abandonaram o local, em meio ao assédio de mais de 2 mil pessoas.

[SAIBAMAIS]A polícia se mantinha a cerca de 50 metros do prédio. Em Donetsk - outra grande cidade da Ucrânia, na região da fronteira com a Rússia - dezenas de manifestantes também ocuparam a sede da administração regional.

Leia mais notícias em Mundo

O leste da Ucrânia, região que faz fronteira com a Rússia, é palco desde a queda do presidente pró-russo Viktor Yanukovich, em 22 de fevereiro, de manifestações por uma "federalização" do país - proposta formulada por Moscou - ou pela adesão à Rússia.

Em março, ao formalizar a adesão da Crimeia à Rússia, o presidente russo, Vladimir Putin, prometeu defender "por todos os meios" as populações russófonas da repúblicas que pertenceram à extinta União Soviética.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação