Mundo

Retirada das armas químicas sírias é retomada nesta sexta-feira

A situação de segurança é suficientemente boa para retomar o carregamento", acrescentou o porta-voz

Agência France-Presse
postado em 11/04/2014 10:45

A retirada das armas químicas sírias foi retomada, tornando possível respeitar o calendário fixado para eliminar seu arsenal, afirmou nesta sexta-feira o porta-voz da força encarregada das operações de transporte.

"Depois de um período sem carregamento de substâncias químicas da Síria, as operações foram retomadas", afirmou Simen Rudi em um comunicado. A situação de segurança é suficientemente boa para retomar o carregamento e desde 4 de abril 15 contêineres foram carregados no navio dinamarquês "Ark Futura", no porto de Latakia, no oeste da Síria, acrescentou.



"Isto significa que as operações ainda se ajustam ao calendário estabelecido, mas a situação da segurança desempenhará um papel importante no cumprimento dos prazos", estimou Rudi.

No dia 3 de abril, Sigrid Kaag, que coordena a operação conjunta de desarmamento químico na Síria lançada pela Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) e pela ONU, estimou que a Síria poderia cumprir o calendário se as operações de transferência fossem retomadas imediatamente.

Em virtude de um acordo russo-americano alcançado em setembro de 2013 para evitar bombardeios aéreos americanos na Síria, Damasco se comprometeu a se desfazer de seu arsenal de armas químicas até 30 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação