Mundo

Navios espanhóis entram ilegalmente nas águas britânicas de Gibraltar

Entre janeiro de 2013 e março de 2014, ocorreram pelo menos 600 incursões

Agência France-Presse
postado em 11/04/2014 13:09
Navios espanhóis entraram ilegalmente nas águas britânicas de Gibraltar quase 600 vezes entre janeiro de 2013 e março de 2014, de acordo com dados divulgados pelo ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague.

Os dados foram anunciados como resposta a uma pergunta feita na quinta-feira na Câmara dos Comuns. No total foram registradas 598 incursões, com destaque para agosto de 2013, com 68. Em 2014 foram contabilizadas 102 incursões, média de 34 por mês.

"A Marinha Real responde à Guarda Civil e a outros barcos do Estado espanhol quando realizam incursões marítimas ilegais nas águas territoriais britânicas de Gibraltar", afirmou uma fonte do Foreign Office (ministério das Relações Exteriores).



"Reforçamos com isto os protestos oficiais ao governo. Continuaremos garantindo a soberania britânica e usando uma variedade de respostas proporcionais, navais, policiais e diplomáticas, aos incidentes", completou.

Desde que o conservador Mariano Rajoy assumiu o governo espanhol em dezembro de 2011, o embaixador espanhol em Londres foi convocado em quatro ocasiões pelo governo britânico, sempre por problemas na colônia britânica do sul da Península Ibérica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação