Mundo

Crise na Ucrânia desenterra desavenças entre Otan e a Rússia

Nos últimos dias o tom voltou a subir entre Moscou e a Otan, que se acusam mutuamente de ressuscitar o espírito da Guerra Fria

Agência France-Presse
postado em 11/04/2014 13:46
Bruxelas - A crise ucraniana levou a Rússia e a Otan a desenterrarem os velhos métodos de propaganda e manipulação esquecidos desde o fim da Guerra Fria. "A Otan e Moscou lembraram que já foram os maiores inimigos do mundo", resume um oficial baseado em Bruxelas, onde a Aliança Atlântica tem sua sede. "Os militares mais antigos voltam a recorrer aos reflexos que haviam abandonado há vários anos", indica este militar que pediu o anonimato.

Nos escritórios da Otan, os mapas da Ucrânia já têm seu lugar nas paredes junto aos do Afeganistão, país que concentrava até pouco tempo toda a atenção. "Os especialistas da Rússia voltam a ser muito ouvidos", ressalta um diplomata. Nos últimos dias o tom voltou a subir entre Moscou e a Otan, que se acusam mutuamente de ressuscitar o espírito da Guerra Fria. "Ninguém quer uma nova Guerra Fria. A Rússia deve deixar de querer voltar atrás", exigiu na quinta-feira o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen. É a Aliança que "cultiva a retórica da Guerra Fria", denunciou em resposta a diplomacia russa.



[SAIBAMAIS]Moscou recebeu mal a decisão de março dos 28 países-membros da Otan de suspender "a cooperação prática" bilateral em reação à anexação da Crimeia, com a exceção dos programas de luta contra o terrorismo e o narcotráfico. Esta decisão se traduziu nesta semana por uma limitação ao acesso à sede da Otan da delegação russa credenciada ali. Agora apenas quatro pessoas, entre elas o embaixador, podem entrar. "A introdução destas restrições mostra mais uma vez que a Otan não consegue fugir da mentalidade da época da Guerra Fria, prefere a linguagem das sanções ao diálogo", reagiu o ministério russo das Relações Exteriores.

Na quinta-feira, ambas as partes travaram um novo confronto através da imprensa. A Otan publicou fotos de satélites de tanques e helicópteros, assegurando que se tratavam das tropas russas mobilizadas perto das fronteiras com a Ucrânia. A Aliança buscou a maior repercussão possível a esta difusão de imagens feitas, segundo ela, no fim de março e início de abril, recorrendo ao Twitter e convidando a imprensa a Mons, sede do comando supremo das forças aliadas na Europa (SHAPE).

A Rússia reagiu sem demora afirmando que as fotos foram tiradas durante os exercícios militares realizados no verão de 2013. Mas a Otan respondeu no mesmo dia publicando novas fotos para "demonstrar claramente que as afirmações das autoridades russas são totalmente falsas". É impossível verificar tanto uma versão quanto a outra. Estas disputas são observadas com prudência pelos especialistas. No entanto, eles afirmam que, apesar das tensões com a Ucrânia, a perspectiva de um confronto armado é atualmente mais que improvável. "As alusões à Guerra Fria são uma heresia tanto em nível político quanto militar", afirmou Philippe Migault, pesquisador do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas (IRIS).

"A Rússia de Vladimir Putin não tem as ambições globais que a União Soviética tinha" e "não ameaça diretamente nenhum país da Otan", explicou. Além disso, "o equilíbrio entre os dois blocos já não existe", já que o orçamento militar dos países da Otan é duas vezes superior ao da Rússia. A crise ucraniana é considerada a mais grave nas relações Otan-Rússia desde o desmembramento da União Soviética. Mas não é a primeira, já que os pontos de discórdia foram muitos: a ampliação da Otan a Leste (países bálticos, Polônia, Romênia...), a crise do Kosovo ou o escudo antimísseis que Moscou encara como uma ameaça.

Apesar disso, as duas partes conseguiram lançar uma série de programas de cooperação, como no Afeganistão ou na luta contra a pirataria marítima. "Não nos equivoquemos: as relações Otan-Rússia sempre foram caóticas e não há razão para que isso mude", afirma um diplomata sediado em Bruxelas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação