Mundo

Turchynov sugere possibilidade de referendo sobre status da Ucrânia

"Tenho certeza de que a maioria dos ucranianos se pronunciará a favor de uma Ucrânia indivisível, independente, democrática e unida", disse o presidente

Agência France-Presse
postado em 14/04/2014 07:39

Kiev - O presidente interino da Ucrânia, Olexander Turchynov, sugeriu nesta segunda-feira a possibilidade de organizar um referendo sobre o status do país no mesmo dia das eleições presidenciais, previstas para 25 de maio.

[SAIBAMAIS]"Nos últimos dias se falou muito sobre um referendo nacional. Não somos contrários à celebração de um referendo em toda a Ucrânia que, se o Parlamento decidir, poderia acontecer no mesmo dia das eleições presidenciais", declarou Turchynov durante uma reunião de líderes dos grupos políticos no Parlamento.

"Tenho certeza de que a maioria dos ucranianos se pronunciará a favor de uma Ucrânia indivisível, independente, democrática e unida", completou o presidente interino.

Separatistas que assumiram, há alguns dias, o controle de prédios oficiais no leste do país exigem a celebração de referendos locais sobre a anexação de regiões de língua russa do leste e do sul da Ucrânia à Rússia ou uma "federalização" do país.

Leia mais notícias em Mundo

A Rússia defende uma "federalização", que para Moscou é a única maneira de garantir os "interesses legítimos" das regiões de língua russa do leste e do sul da Ucrânia.

Turchynov não revelou que projeto poderia ser submetido a referendo. As autoridades pró-Ocidente de Kiev, que chegaram ao poder após a queda do regime pró-Moscou no fim de fevereiro e que a Rússia não reconhecem, haviam rejeitado até o momento qualquer ideia de "federalização".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação