Mundo

Exército da Ucrânia retoma aeroporto em combate que fez ao menos 4 mortos

A assessoria do governo russo diz que o número de mortos pode ser de pelo menos 11 pessoas, entre ativistas separatistas

postado em 15/04/2014 18:36
Ao menos quatro pessoas morreram nesta terça-feira (15/4) durante combates entre as forças especiais ucranianas e as milícias pró-russas do aeroporto de Kramatorsk, na região de Donetsk (Leste da Ucrânia). Após a conclusão da operação, o presidente ucraniano interino, Olexandre Tourtchinov, anunciou que ;forças especiais tinham libertado o aeroporto dos terroristas;.

;Sim, há mortos;, assegurou em declarações à agência ucraniana UNN um porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, que tinha anteriormente divulgado uma ;operação especial; para libertar o local do controle dos grupos pró-russos. Entretanto, a comunicação social russa, que cita fontes das milícias pró-russas de Kramatorsk, informaram que os combates fizeram de quatro a 11 mortos entre os ativistas separatistas.

[SAIBAMAIS];Há quatro mortos e dois feridos entre as milícias [pró-russas]. Os combates terminaram. As milícias recuaram. A parte ucraniana assumiu o controle do aeroporto;, afirmou um porta-voz dos ativistas, citado pela agência russa estatal Ria Novosti.



O chefe da operação antiterrorista lançada no domingo pelas autoridades ucranianas, general Valeri Krutov, advertiu hoje as milícias pró-russas de que ;não vão existir mais ultimatos; e que o Exército ucraniano ;irá combater os invasores estrangeiros;.

Uma grande parte do Leste da Ucrânia, de maioria russófona, na fronteira com a Rússia, enfrenta há vários dias uma insurreição armada pró-russa. O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, afirmou hoje que a Ucrânia está à beira de uma guerra civil. ;Serei breve: a Ucrânia está à beira da guerra civil, é assustador;, disse o primeiro-ministro e ex-presidente da Rússia, citado pelas agências russas.

Medvedev acrescentou ter esperança de que ;as autoridades de fato;; da Ucrânia não permitam ;esse tipo de terrível perturbação;. A Rússia não reconhece o governo de Kiev, apoiado pelos países ocidentais, que assumiu o poder durante a crise que levou à destituição do presidente ucraniano Viktor Ianukovitch, considerado pró-russo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação