Mundo

Despejo de famílias de imigrantes por policiais causa tensão em Roma

Durante a ação, 10 pessoas ficaram feridas

Agência France-Presse
postado em 16/04/2014 12:36
Roma - A polícia italiana despejou nesta quarta-feira (16/4) um grupo de famílias pobres e imigrantes, incluindo vários latino-americanos, que ocupavam um imóvel em Roma. As famílias ocupavam há vários meses um edifício abandonado, que pertence a uma seguradora.

Durante a ação, 10 pessoas ficaram feridas. A falta de moradia, provocada pelo alto custo de vida na capital italiana, é um fenômeno crônico em Roma, agravado pela crise econômica.

Entre 100 a 150 policiais entraram no edifício para desalojar quase 200 pessoas do edifício abandonado, sem chuveiros ou cozinhas. O governo de esquerda liderado por Matteo Renzi lançou em março um plano nacional de habitação, que pretende conceder moradias em 2014 e 2015 para a ala mais pobre da população.



Mas o plano, com um fundo de 200 milhões de euros, é considerado insuficiente pelos analistas, pois não conseguirá atacar a amplitude do fenômeno. No sábado passado, um protesto no centro de Roma para denunciar a situação terminou com uma batalha campal entre manifestantes e a polícia, com pelo menos 22 feridos.

Apenas em Roma analistas acreditam que são executados 10 ações de despejo por dia, a maioria pela falta de pagamento de aluguel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação