Mundo

Hungria recorda os 70 anos do Holocausto, mas comunidade judaica desconfia

Cerimônias foram realizadas em todo o país em memória dos 600 mil judeus húngaros assassinados

Agência France-Presse
postado em 16/04/2014 12:41

A Hungria iniciou nesta quarta-feira as cerimônias em recordação aos 70 anos do Holocausto ocorrido sob a ocupação nazista, em uma atmosfera de profunda desconfiança entre o governo e organizações judaicas.

Cerimônias foram realizadas em todo o país em memória dos 600 mil judeus húngaros assassinados, incluindo 150 mil mortos antes mesmo da invasão alemã em 1944.

Em Pécs (sul), perto da fronteira croata, o prefeito leu os nomes e idades de dezenas de estudantes do colégio Szechenyi que morreram na deportação, antes de revelar uma placa em sua memória e de plantar uma "árvore da vida" no pátio do estabelecimento.

Os alunos da instituição estavam visivelmente emocionados e uma menina chegou a desmaiar. Eles iniciaram, em seguida, uma passeata de várias horas por todos os locais símbolos da tragédia nesta cidade de 150.000 habitantes: o gueto, a estação ferroviária, a antiga escola judaica e a sinagoga.

As crianças receberam, entre outras coisas, cópias dos diários daqueles que frequentaram a mesma escola antes de morrer.

Entre as manifestações, a sinagoga de Hodmezovasarhely (sul de Budapeste) apresentou uma exposição de fotografias e objetos pessoais que pertenceram a vítimas famosas do Holocausto húngaro, incluindo atletas.



Na capital Budapeste, o presidente húngaro Janos Ader acendeu uma vela e depositou uma flor no Danúbio, onde os milicianos fascistas húngaros do partido da Cruz Flechada fuzilaram judeus.

Uma exposição de obras dedicadas às vítimas do pintor Gy;rgy Kadar (1912-2002), sobrevivente do Holocausto, foi inaugurada no museu do Holocausto.

Os eventos ocorrem no momento em que as relações entre o governo e organizações judaicas estão mais tensas do que nunca. A inauguração, prevista no centro de Budapeste, de um monumento "às vítimas da ocupação alemã" cristaliza a briga, deflagrada após a reeleição do primeiro-ministro conservador Viktor Orban em 6 de abril.

O memorial representa a Hungria na forma de um anjo atacado por uma águia, que seria a Alemanha. Sua inauguração está prevista para 31 de maio. Segundo os críticos, ele isenta a Hungria de sua responsabilidade no massacre aos judeus húngaros.

Orban prometeu durante a campanha eleitoral dialogar com o Mazsihisz, a principal organização judaica da Hungria, antes de continuar com o projeto.

Mas as obras começaram apenas dois dias após as eleições legislativas. Centenas de pessoas ocuparam desde então o local. Em protesto, o Mazsihisz decidiu boicotar as cerimônias oficiais. Seu diretor, Gusztav Zoltai, um sobrevivente do Holocausto de 79 anos, pediu demissão.

Mazsihisz também exige a renúncia de um historiador controverso nomeado pelo governo à frente de um instituto nacional de pesquisa histórica, e que descreveu a deportação de 18.000 judeus em 1941 como "procedimento administrativo para cidadãos estrangeiros".

De acordo com uma organizadora dos protestos contra o memorial, a roteirista Fruzsina Magyar, "a Hungria nunca encarou de frente sua responsabilidade pelo Holocausto". "Este monumento é uma vergonha. Vamos evitar sua inauguração com os nossos corpos, se necessário", disse ela à AFP.

Uma lei que pune a negação do Holocausto foi adotada durante o primeiro mandato de Viktor Orban. Mas ele é acusado por seus críticos de ter flertado com as teses do partido de extrema-direita Jobbik, enquanto incidentes antissemitas têm aumentado nos últimos anos na Hungria.A comunidade judaica na Hungria é uma das maiores na Europa, com cerca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação