Mundo

Talibãs paquistaneses põem fim a cessar-fogo, diz porta-voz

Apesar do fim do cessar-fogo, diálogos de paz com o governo de Islamabad continuarão

Agência France-Presse
postado em 16/04/2014 16:12
Islamabad - Os talibãs paquistaneses colocaram fim nesta quarta-feira (16/4) ao cessar-fogo, sem, no entanto, abandonar o diálogo de paz com o governo de Islamabad, anunciaram após uma reunião de seu conselho central.

Os rebeldes do Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), uma coalizão de grupos islamitas armados, haviam anunciado no dia 1; de março um cessar-fogo para impulsionar um processo de paz e colocar fim aos bombardeios da aviação paquistanesa em seu reduto do norte do país.

[SAIBAMAIS]O TTP ampliou as datas do cessar-fogo, mas se queixou de que houve um silêncio completo do governo desde então e argumentou que os militares estavam tentando prejudicar os diálogos. "O conselho central do TTP (shura) decidiu não ampliar mais as datas do cessar-fogo", indicou um comunicado.


"No entanto, o processo de negociações continuará com toda a sinceridade e, se ocorrerem avanços claros do lado governamental, o TTP não exitará em responder com gestos sérios". O anúncio ocorre três dias após o ministro do Interior, Chaudhry Nisar Ali Khan, dizer que o processo estava prestes a entrar em uma etapa de entendimentos.

O governo do primeiro-ministro Nawaz Sharif iniciou negociações com o TTP através de intermediários em fevereiro para tentar acabar com a luta islamita contra o Estado, que já deixou milhares de mortos. O grupo pediu a libertação dos presos que denomina como "não combatentes" e o estabelecimento de uma "zona de paz" onde as forças de segurança não estejam presentes.

O Paquistão, que possui uma bomba nuclear, enfrenta uma insurgência talibã desde 2007, com mais de 6.800 pessoas mortas por ataques a bomba ou baleadas, segundo um balanço da AFP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação