Mundo

Tiroteio perto de base da ONU no Sudão do Sul deixa vários feridos

A guerra no Sudão do Sul, que deixou milhares de mortos e quase 900 mil deslocados, começou em 15 de dezembro

Agência France-Presse
postado em 17/04/2014 10:59
Juba - Dezenas de civis e dois Capacetes azuis ficaram feridos nesta quinta-feira (17/4) no Sudão do Sul quando homens armados atacaram civis que protestavam perto da base da ONU na cidade de Bor.

[SAIBAMAIS]"Uma multidão de homens armados forçou a entrada da base a abriu fogo" contra os civis que se refugiaram, indicou a ONU em uma comunicado, acrescentando que os Capacetes azuis atiraram nos agressores, os forçando a fugir. Toby Lanzer, diretor do programa de ajuda humanitária para a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (MINUSS), afirmou que estava "indignado com o ataque de homens armados contra civis que buscam refúgio" na base.


De acordo com o prefeito de Bor, Nhial Majok, pelo menos 14 jovens ficaram feridos. A guerra no Sudão do Sul, que deixou milhares de mortos e quase 900 mil deslocados, começou em 15 de dezembro na capital, Juba, e chegou rapidamente a outros estados, sobretudo o Alto Nilo (nordeste), Unidade (norte) e Jonglei (leste).

O conflito envolve as forças governamentais do presidente sul-sudanês Salva Kiir e os partidários de seu ex-vice-presidente Riek Machar, destituído em 2013.

O Sudão do Sul conquistou a independência há menos de três anos, após uma violenta guerra civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação