Mundo

Cerca de duas mil pessoas manifestam em Donetsk por uma Ucrânia unida

As autoridades municipais negaram o direito à realização do evento no centro da cidade, e a manifestação precisou ser realizada em um parque afastado

Agência France-Presse
postado em 17/04/2014 15:15
Cerca de 2.000 pessoas se manifestaram nesta quinta-feira por uma Ucrânia unida em Donetsk, no leste do país, uma região onde ativistas pró-russos ocuparam prédios públicos e depósitos de armas.

"Eu vim para mostrar que queremos uma Ucrânia unida, que não queremos o separatismo. Muitas pessoas apoiam a ideia de uma Ucrânia unida, mas têm medo de se expressar. Demonstrar patriotismo é muito perigoso", declarou Andrii, de 36 anos.

Um manifestante favorável à unidade da Ucrânia foi morto no mês passado em Donetsk durante confrontos com ativistas pró-russos após um protesto.

[SAIBAMAIS]As autoridades municipais negaram o direito à realização do evento no centro da cidade, e a manifestação precisou ser realizada em um parque afastado.

Os manifestantes exibiam pequenas bandeiras ucranianas e cantavam o hino nacional. "Estou com medo de uma guerra civil. Eu nunca poderia acreditar que a Rússia poderia nos atacar, já que vivemos juntos por tanto tempo", considerou Vasyl Lysovoi, de 68 anos.

No palco, cinco sacerdotes, ortodoxos e greco-católicos (uniatas) recitaram o Pai Nosso, entoado pela multidão. "Na situação em que estamos, só Deus pode nos ajudar", lançou à multidão o padre Vassyl.



Entre os manifestantes, muitas pessoas se mostraram preocupadas com a resposta considerada demasiada fraca das autoridades contra os rebeldes pró-russos, que desejam a independência ou a unificação com a Rússia.

"Se o poder reagisse normalmente à situação, não haveria a necessidade de organizar este tipo de manifestação. Estamos aqui para incentivá-los a fazer alguma coisa", disse Oleg, de 56 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação