Mundo

Parlamento turco aprova lei que dá amplos poderes aos serviços secretos

A nova legislação habilita aos serviços secretos a ouvir os telefonemas e recolher informações relacionadas

Agência France-Presse
postado em 17/04/2014 15:21
O parlamento turco adotou nesta quinta-feira (17/4) um controvertido projeto de lei, proposta do governo islamita conservador, que amplia consideravelmente os poderes do serviços secretos (MIT), informaram os meios de comunicação turcos.

[SAIBAMAIS]A maioria absoluta do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, confere aos serviços secretos maiores direitos no recolhimento de informações e introduz penas de prisão, em especial para os jornalistas, pela divulgação de documentos confidenciais relativos à "segurança militar".

O AKP e o primeiro-ministro apresentaram este projeto para sua aprovação com o objetivo de por fim às escutas ilegais que nos últimos meses prejudicaram o partido governante na Turquia desde 2002, revelando seu envolvimento em diversos escândalos de corrupção.



A nova legislação habilita aos serviços secretos a ouvir os telefonemas e recolher informações relacionadas com o "terrorismo, crimes internacionais e espionagem externa".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação