Mundo

Obama lança medidas administrativas para promover energia solar

O governo federal americano irá incentivar que edifícios que recebem subsídios públicos na região de Washington instalem mais painéis solares em seus telhados, estacionamentos ou terrenos baldios

Agência France-Presse
postado em 17/04/2014 16:59
A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (17/4) uma série de medidas modestas para desenvolver a energia solar nos Estados Unidos, incentivando a instalação de painéis solares em terrenos públicos do governo federal.

O presidente Obama e os democratas do Congresso promovem políticas para combater o aquecimento global, mas os republicanos, que dominam a Câmara de Representantes, bloqueiam desde 2011 qualquer iniciativa legislativa neste sentido. Por esse motivo, a única saída do presidente é utilizar a via regulamentar ou administrativa.

Neste contexto, o governo federal lançou nesta quinta-feira um programa para incentivar as agências federais, as instalações militares e edifícios que recebem subsídios públicos na região de Washington a instalarem mais painéis solares em seus telhados, estacionamentos ou terrenos baldios.

Nesta mesma semana, o Departamento de Energia lançou uma iniciativa que deve permitir que 2,5 bilhões de dólares em empréstimos se destinem a financiar projetos solares "inovadores".



A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) criou nesta quinta uma rede de associação de instituições (empresas, colégios, lojas...) para duplicar a utilização de energias renováveis em um prazo de dez anos.

Está prevista também a destinação de 15 milhões de dólares para impulsionar iniciativas locais. Segundo a Casa Branca, a capacidade solar instalada nos Estados Unidos passou de 1,2 gigawatt em 2008 para 13 gigawatts atualmente. O custo dos painéis solares caiu 60% desde 2010.

O presidente Obama tem um recurso eficaz para reduzir as emissões de carbono, pois pode impulsionar mudanças no Departamento da Defesa, principal consumidor de energia do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação