Mundo

Governo americano tem dúvidas sobre acordo entre Rússia e Ucrânia

Barack Obama afirmou que novas sanções serão impostas a Moscou, se necessário

Agência France-Presse
postado em 17/04/2014 17:03
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (17/4) não ter certeza de que o acordo com Rússia e Kiev sobre a Ucrânia vá funcionar e afirmou que novas sanções serão impostas a Moscou, se necessário.

"Acho que não podemos estar seguros de nada neste momento. Acho que existe a possibilidade, a perspectiva, de que a diplomacia talvez reduza a escalada" que caracteriza a atual situação", disse Obama à imprensa, após a quarta rodada de discussões em Genebra.

[SAIBAMAIS]Junto com os europeus "preparamos medidas adicionais que podemos impor aos russos se não percebermos uma melhoria real da situação", acrescentou Obama, ressaltando que "serão necessários vários dias para constatar se as declarações" feitas nesse marco "foram concretizadas".

"Espero que vejamos uma aplicação (do acordo) nos próximos dias, mas não acredito que possamos contar com isso, pelo que vimos no passado", disse o presidente.



O acordo alcançado em Genebra entre Estados Unidos, Rússia, União Europeia e Ucrânia, em particular, prevê o desarmamento dos grupos ilegais e a desocupação de prédios públicos invadidos.

A missão de observação da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) ficará encarregada de ajudar as autoridades ucranianas a implementarem essas medidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação