Mundo

Iraniano condenado à pena de morte é salvo com a corda no pescoço

A mãe do jovem condenado deu um tapa em sua cara antes de retirar a corda junto com seu marido

Agência France-Presse
postado em 17/04/2014 17:59
Um iraniano condenado à morte pelo assassinato de um jovem durante uma briga em 2007 se livrou da forca, quando já estava com a corda no pescoço, depois de ser perdoado pela mãe da vítima, informou o jornal Shargh.

Samereh Alinejad, mãe do jovem assassinado, perdoou Balal quando ele estava prestes a ser enforcado na manhã de terça-feira (15/4) em Noshahr (norte), indicou o jornal.

A mãe da vítima perdoou o assassino sensibilizada por uma campanha de mobilização incomum no Irã, acrescentou o Shargh.

A mulher foi para perto do condenado e deu um tapa em sua cara antes de retirar a corda junto com seu marido, Abdolghani Hosseinzadeh, um ex-jogador de futebol profissional.

"Ele me pediu perdão. Dei um tapa nele, e isso me deixou mais calma. E eu disse: ;Te castigo pela dor que me causou;", declarou a mulher ao diário, acrescentando que todos a pressionaram para que concedesse o perdão.

"Lamento que ninguém tenha me dado um tapa" no momento de apunhalar o jovem, afirmou Balal ao Shargh. De acordo com a lei islâmica, um condenado à morte por assassinato pode escapar da execução e cumprir sua pena na prisão se a família da vítima o perdoar.

Esta recebe em troca "o preço do sangue", fixado este ano em cerca de 1,5 bilhão de riais (cerca de 50.000 dólares).

O indulto a Balal também foi possível graças a uma campanha de mobilização de artistas e atletas famosos, que chegaram inclusive a arrecadar o "preço do sangue" para a família da vítima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação