Mundo

Putin sobre Alasca: ex-território russo é 'frio demais' para anexar

Uma petição postada em março passado no site da Casa Branca pedindo a devolução do Alasca à Rússia tinha reunido 42.000 assinaturas até esta quinta

Agência France-Presse
postado em 17/04/2014 19:21
O presidente respondeu nesta quinta-feira às perguntas de pessoas de todo o mundo em uma videoconferência
Em meio a um fervor patriótico, os russos têm pedido ao seu presidente, Vladimir Putin, que recupere o estado do Alasca, vendido aos Estados Unidos durante a era dos czares. É frio demais, respondeu Putin.

Durante a maratona anual telefônica de Putin, nesta quinta-feira (17/4), quando os russos fazem perguntas ao seu líder em um programa transmitido pela televisão, uma aposentada perguntou sobre a possibilidade de seguir a anexação da Crimeia, que pertencia à Ucrânia, com a tomada do Alasca.

[SAIBAMAIS]"Faina Ivanovna, querida, por que você precisa do Alasca?", perguntou Putin à aposentada. "Nós temos um país boreal: 70% do nosso território fica no norte e no extremo norte" do planeta, destacou. "O Alasca é frio demais", afirmou. "Não vamos nos atropelar", prosseguiu.

O Alasca foi colonizado pelos russos a partir do século XVIII, depois que navios daquele país chegaram lá procedentes dos territórios de Kamchatka, no extremo leste, e iniciaram o comércio de peles com a população nativa.

Desde que foi comprado pelos Estados Unidos, em 1867, pessoas de algumas cidades do Alasca ainda utilizam algumas palavras russas e lá existe, inclusive, um seminário ortodoxo.



A imprensa em Anchorage informou nesta semana que a TV estatal russa tinha entrado em contato com um jornalista local para filmar pessoas do Alasca fazendo perguntas a Putin para incluir no programa com participação do público por telefone. Mas o canal russo desistiu depois, informou a jornalista Dorene Lorenz ao site na internet Alaska Dispatch.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação