Mundo

Nobel da literatura Vargas Llosa lamenta perda de García Márquez

Llosa: "Morreu um escritor, cujas obras deram grande difusão e prestígio à literatura da nossa língua"

postado em 17/04/2014 20:08
Os dois escritores eram amigos até que, em 1976, um incidente não esclarecido os afastouO Nobel de Literatura peruano Mario Vargas Llosa lamentou nesta quinta-feira (17/4) o falecimento do colombiano Gabriel García Márquez, "um grande escritor, a quem as obras sobreviverão".

"Morreu um escritor, cujas obras deram grande difusão e prestígio à literatura da nossa língua", declarou o romancista ao Canal N, falando da cidade de Ayacucho (sudeste), onde está de visita.

[SAIBAMAIS]"Seus romances sobreviverão a ele e continuarão ganhando leitores por toda parte. Envio minhas condolências a sua família", acrescentou, em um breve comentário.

García Márquez faleceu aos 87 anos, nesta quinta-feira, em sua residência na Cidade do México. Vargas Llosa foi um grande amigo do autor de "Cem anos de solidão" até que, em 1976, um incidente jamais esclarecido os afastou.

Depois de uma sessão de cinema na Cidade do México, Vargas Llosa "lhe deu um soco e o jogou no chão", contou a ganhadora do Prêmio Cervantes 2013, Elena Poniatowska, que testemunhou o episódio.



Aparentemente, a briga aconteceu devido a uma suposta intromissão de García Márquez nos problemas do escritor peruano com sua mulher, Patricia Llosa.

Ao ser perguntado sobre o que realmente aconteceu, Vargas Llosa desconversou: "Isso deixo para os biógrafos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação