Mundo

Corpo de García Márquez será cremado, informa a família em nota

Uma das irmãs do escritor, Aída, disse à imprensa colombiana que espera que o corpo do escritor seja levado para sua terra natal

Agência France-Presse
postado em 18/04/2014 07:25
Uma das irmãs do escritor, Aída, disse à imprensa colombiana que espera que o corpo do escritor seja levado para sua terra natalMéxico - Os restos mortais do Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez, falecido nesta quinta-feira na Cidade do México, aos 87 anos, serão cremados, informou sua família em um comunicado divulgado há pouco.

"Os restos do escritor serão cremados em privado", de acordo com nota lida pela diretora do Instituto Nacional de Belas-Artes, María Cristina García, aos jornalistas de plantão na frente da residência do escritor.

María Cristina, que leu o comunicado a pedido da família do escritor, não especificou a data da cremação, nem o destino final dos restos mortais de Gabo, mas antecipou que, na funerária onde o corpo se encontra, "não serão realizadas honras fúnebres".

[SAIBAMAIS]

Ela lembrou ainda que, na próxima segunda-feira, a partir das 16h (horário local), acontece a homenagem nacional a García Márquez no Palácio de Belas-Artes da capital mexicana. Lá, "o público poderá celebrar seu legado", afirmou.

Acompanhada de Jaime Abello, diretor da Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano - criada e presidida por García Márquez -, María Cristina anunciou que a família não divulgará mais nenhum comunicado nesta quinta.

Uma das irmãs do escritor, Aída, disse à imprensa colombiana que espera que o corpo do escritor seja levado para sua terra natal.

"Gabito é da Colômbia, têm de trazer Gabito, quer dizer, não tive tempo de pensar nisso, mas não há dúvida de que ele tem de vir e de que vão trazê-lo para nós", declarou Aída García Márquez.



"Ele é da Colômbia, ele é o Nobel de Literatura da Colômbia, o primeiro Nobel, então ele vem, é claro que vão trazê-lo para nós", insistiu a irmã, reconhecendo que a decisão final é do núcleo familiar mais próximo do escritor, ou seja, a viúva Mercedes Bacha e os filhos de García Márquez, Gonzalo e Rodrigo.

Na Colômbia, o presidente Juan Manuel Santos decretou três dias de luto nacional pelo falecimento do escritor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação