Mundo

Escritor uruguaio Eduardo Galeano lamenta: 'como dói a morte de Gabo'

O escritor era amigo de Gabriel García Márques, que morreu nesta quinta-feira, aos 87 anos

Agência France-Presse
postado em 18/04/2014 15:50
Buenos Aires - O escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de "As veias abertas da América Latina", manifestou nesta sexta-feira sua profunda dor pela morte do amigo Gabriel García Márquez, falecido na quinta, aos 87 anos.

"Há dores que sofremos calados. Sofremos calados mas doem igual. Como nos dói a morte de ;Gabo;", disse Galeano - que está no Rio de Janeiro - em entrevista ao Canal 13 da Argentina.

[SAIBAMAIS]"O que mais dói são as belas palavras que a morte nos tomou, nos roubou. Acredito que elas, as palavras roubadas, escapam a menor distração, fogem das páginas dos livros de Gabo e sentam ao nosso lado em algum café de Cartagena, Buenos Aires, Montevidéu ou aqui no Rio de Janeiro".

Leia mais notícias em Mundo

"Estou contra a inflação da palavra e gostaria de falar pouco, e o que tenho a dizer sobre ele e a amizade que nos uniu já está dito em poucas palavras (...). Então bebamos mais uma taça à saúde do saudável Gabo para rirmos juntos, porque seguirá sempre vivo em suas palavras...".

Jornalista, narrador e ensaísta, Galeano ganhou reconhecimento por sua obra de 1971 "As veias abertas da América Latina", na qual denunciou a opressão no continente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação