Mundo

Coreia do Sul prende capitão do navio que afundou com estudantes

Lee Joon-Seok enfrenta acusações como negligência e violação do direito marítimo

Agência France-Presse
postado em 18/04/2014 17:41

Budistas oram para o retorno dos desaparecidos no naufrágio

Jindo - O capitão do ferry sul-coreano que naufragou há três dias na Coreia do Sul, com 475 pessoas a bordo, a maioria estudantes, foi detido neste sábado, informou a imprensa local. Lee Joon-Seok, 52 anos, enfrenta cinco acusações, incluindo negligência e violação do direito marítimo, destacou a agência de notícias Yonhap.

Um tribunal de Mokpo apresentou as acusações contra o capitão e outros dois membros da tripulação, e decretou a prisão para evitar sua fuga. O acidente deixou 28 mortos e 268 desaparecidos, segundo o último boletim da guarda costeira. O capitão Lee Joon-seok e a maioria dos 28 membros da tripulação abandonaram a embarcação antes do naufrágio, quando centenas de passageiros estavam presos, o que provocou muitas críticas das famílias das vítimas.

[SAIBAMAIS]Das 475 pessoas que estavam a bordo, incluindo mais de 300 estudantes do ensino médio, apenas 179 pessoas foram resgatadas. Um dos sobreviventes, o vice-diretor da escola onde os alunos estudavam, ao sul de Seul, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira em Jindo.

Leia mais notícias em Mundo

Aparentemente, o homem cometeu suicídio, informou a agência Yonhap, especificando que a polícia encontrou uma carta anunciando o ato de desespero na carteira do funcionário. "Sobreviver sozinho é muito difícil... eu assumo toda a responsabilidade", escreveu.

De acordo com a imprensa local, o homem foi encontrado enforcado com um cinto em um galho de árvore. Um suboficial, e não o capitão, pilotava a balsa no momento da tragédia, informou mais cedo a justiça. "Era o terceiro-tenente que estava no comando no momento do acidente", declarou o procurador-geral Park Jae-eok, em entrevista coletiva. "O capitão não estava no leme".

Violentamente criticado pelas famílias dos desaparecidos por abandonar a embarcação quando centenas de passageiros estavam presos, o capitão Lee Joon-seok estava "na popa", acrescentou o procurador.

Segundo muitos passageiros resgatados, inicialmente, todos foram orientados a permanecer em suas cabines e assentos. Quando o navio adernou, o pânico foi generalizado.

"A tripulação ficava dizendo que não devíamos nos mexer", contou um dos sobreviventes ao canal YTN. "Então, de repente, a balsa virou, e as pessoas escorregaram para um lado. Ficou muito difícil de sair".

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Vários passageiros disseram ter ouvido um forte ruído, quando o navio parou de repente. Isso pode significar que o barco encalhou, batendo no fundo, ou que se chocou contra algum objeto submerso.

Alguns especialistas também sugerem que a carga do "ferry", que transportava 150 veículos, tenha se deslocado e desequilibrado a balsa. O capitão garantiu que não bateu em rocha alguma. Cercado pela imprensa na sede da Guarda Costeira, ele pediu desculpas na quinta-feira. "Sinto muito, de verdade, pelos passageiros, pelas vítimas e pelas famílias", declarou. Os pais dos estudantes acusam o governo, os socorristas e a tripulação da balsa de incompetência.

A empresa que opera a balsa "Sewol", a Chonghaejin Marine Co., informou que o capitão tem muitos anos de experiência e percorria há oito anos o trajeto Incheon-Jeju, no qual ocorreu a tragédia.

A revolta das famílias aumenta a cada dia. Os pais, dominados pela angústia e a dor, criticam violentamente as autoridades, acusadas de mentir e de indiferença. "O governo mentiu ontem", declarou nesta sexta-feira um homem que falava em nome de todos os pais em uma entrevista ao vivo na televisão. "As coisas são assim na Coreia do Sul? Voltamos a suplicar mais uma vez, por favor, que salvem nossos filhos".

O ferry seguia para a ilha de Jeju, um complexo turístico muito popular, e além dos 375 estudantes transportava 14 professores, todos da mesma escola secundária de Ansan, uma cidade ao sul da capital Seul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação