Mundo

Sobe para 13 o número de mortos na maior avalanche no Everest

"Não há nenhuma possibilidade de encontrar com vida as pessoas desaparecidas. Estão soterradas sob a neve há 24 horas", declarou Dipendra Paudel, funcionário do ministério nepalês do Turismo

Agência France-Presse
postado em 19/04/2014 12:30
Katmandu - As equipes de resgate no Monte Everest encontraram neste sábado o corpo de um guia nepalês, a 13; vítima fatal da avalanche de sexta-feira. Três guias permanecem desaparecidos e não há esperanças de encontrá-los com vida, segundo as autoridades.



Os guias preparavam o local para receber os alpinistas durante a alta temporada no momento da avalanche, o acidente com o maior número de mortos na história da maior montanha do mundo.

"Não há nenhuma possibilidade de encontrar com vida as pessoas desaparecidas. Estão soterradas sob a neve há 24 horas", declarou Dipendra Paudel, funcionário do ministério nepalês do Turismo.

Durante a noite, as equipes de resgate interromperam as buscas. A avalanche aconteceu às 6H45 locais de sexta-feira a 5.800 metros de altitude, em uma área próxima da geleira de Khumbu.

Dawa Tashi Sherpa, um dos sete guias que conseguiram escapar da tragédia, fez um relato da tragédia. "Um bloco gigantesco de gelo chegou do nada (...) caiu sobre nós", disse.

Leia mais notícias em Mundo

"Quis correr, mas não tive tempo. Estávamos presos", completou o guia de 22 anos e que está internado em um hospital de Katmandu, para onde foi levado de avião após o resgate.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação