Mundo

Iraniana condenada à morte por assassinato poderia ser perdoada

Segundo a sharia, um condenado à morte pode cumprir pena de prisão se a família da vítima perdoar e receber o "preço do sangue", fixado este ano em 50.000 dólares

Agência France-Presse
postado em 19/04/2014 14:27
Teerã - Uma jovem iraniana, Reyhaneh Jabbari, condenada à morte pelo assassinato de um homem, poderia ser perdodada "se dissesse a verdade", declarou neste sábado o filho da vítima ao jornal Etemad.

"Em suas confissões, ela disse que havia um homem em seu apartamento no momento em que meu pai foi esfaqueado, mas ela se recusa a revelar a sua identidade", disse Khalal, filho de Morteza Abdolali Sarbandi. "Se dissesse a verdade, seria perdoada. Em caso contrário, sofrerá retaliação e, consequentemente, a forca", acrescentou.

[SAIBAMAIS]De acordo com a sharia, um condenado à morte pode escapar da execução e cumprir uma pena de prisão se a família da vítima perdoar depois de receber o "preço do sangue", fixado este ano em 1,5 milhão de rials (50.000 dólares).

Leia mais notícias em Mundo

Reyhaneh Khabbari, de 26 anos, foi condenada à morte pelo assassinato, em julho de 2007, de Sarbandi, um cirurgião ex-funcionário ministério dos serviços de inteligência.

De acordo com "fontes confiáveis", citadas pelo relator especial da ONU para os direitos humanos no Irã, Ahmed Shaheed, Sarbani propôs a Khabbari, que é decoradora de interiores, que trabalhasse em seu escritório.

Depois de levá-la para casa, o homem agrediu a jovem sexualmente, que para se defender o esfaqueou antes de fugir e chamar uma ambulância.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação