Mundo

Japão inicia instalação de centro de observação de ilha disputada com China

Navios e aeronaves chinesas se aproximam com frequência do arquipélago disputado desde que o Japão nacionalizou algumas de suas ilhas

Agência France-Presse
postado em 19/04/2014 17:03
Tóquio - O Japão iniciou neste sábado a instalação de uma unidade de observação em uma ilha perto do arquipélago Senkaku, administrado por Tóquio, mas reivindicado por Pequim, informou a agência japonesa Kyodo.

Leia mais notícias em Mundo

Equipamentos de radar serão instalados na ilha de Yonaguni para monitorar os movimentos dos navios e aviões nesta parte do Mar da China Oriental, segundo a agência. Yonaguni está localizada 150 km a sudoeste do arquipélago Senkaku, que a China reivindica como Diaoyu.

Uma unidade de monitoramento do exército japonês, que terá cerca de 150 pessoas, será implantada na ilha de Yonaguni antes do final de março de 2016, de acordo com a agência que cita o Ministério da Defesa japonês. "É muito importante estabelecer um monitoramento consistente das ilhas remotas", declarou o ministro da Defesa Itsunori Onodera durante a cerimônia de lançamento das obras do centro de monitoramento.

Esta unidade "preencherá uma lacuna na presença das forças armadas japonesas em regiões distantes do sudoeste", acrescentou.

Navios e aeronaves chinesas se aproximam com frequência do arquipélago disputado desde que o Japão nacionalizou algumas de suas ilhas em setembro de 201 , o que levou a uma série de incidentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação