Mundo

Iraque enfrenta domingo de atentados, que deixaram pelo menos nove mortos

Em Al-Rumaitha, na província de Muthanna, dois carros-bomba deixaram três mortos e 26 feridos.

Agência France-Presse
postado em 20/04/2014 12:06
Bagdá - Vários ataques no Iraque, incluindo um atentado suicida em uma universidade na zona norte de Bagdá, deixaram pelo menos nove mortos neste domingo. As circunstâncias do atentado na universidade, que aconteceu a menos de duas semanas das eleições legislativas, ainda não foram determinadas Três pessoas morreram e nove ficaram feridas.

Segundo um coronel da polícia, um homem-bomba entrou na Universidade Imã Kadhim e executou o ataque, quase ao mesmo tempo que outro homem-bomba e um criminoso armado eram mortos pelas forças de segurança.

Leia mais notícias em Mundo

Uma fonte do ministério do Interior, no entanto, informou que eram apenas dois homens-bomba e que um deles conseguiu ativar a carga explosiva na entrada da universidade. O outro foi morto a tiros.

Há vários meses o Iraque enfrenta uma espiral de violência cotidiana, que provocou mais de 460 mortes apenas em abril e mais de 2.700 desde o início do ano. Neste domingo, três pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um ataque com carro-bomba na província de Babilônia, ao sul de Bagdá.

Em Al-Rumaitha, na província de Muthanna, dois carros-bomba deixaram três mortos e 26 feridos.

O exército e a polícia não conseguem conter a violência, alimentada pelo conflito na vizinha Síria e pelo sentimento de discriminação da minoria sunita iraquiana ante a política das autoridades xiitas.

A proximidade das eleições legislativas de 30 de abril apenas reforçou o discurso comunitário de cada partido, o que não reduz as tensões.

Estas serão as primeiras eleições no país desde a retirada das tropas americanas, no fim de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação