Mundo

Abdullah lidera eleição presidencial afegã, com 11 pontos de vantagem

O ex-chanceler afegão registra 44,4% dos votos, à frente de Ashraf Ghani (33,2%), que era o outro favorito a suceder o presidente Hamid Karzai,

Agência France-Presse
postado em 20/04/2014 13:42
Cabul - O ex-ministro afegão das Relações Exteriores Abdullah Abdullah lidera a eleição presidencial de 5 de abril, com 11 pontos de vantagem, após a apuração de metade dos votos, anunciou neste domingo a Comissão Eleitoral Independente (IEC).

Abdullah, que hoje parece ser o favorito, é um oftalmologista que foi combatente da resistência durante a ocupação soviética

O ex-chanceler afegão registra 44,4% dos votos, à frente de Ashraf Ghani (33,2%), que era o outro favorito a suceder o presidente Hamid Karzai, anunciou a Comissão, responsável pela organização da eleição considerada como um desafio pelo Talibã. "Apuramos quase metade dos votos emitidos", ou cerca de 3,45 milhões de votos, declarou à imprensa Yusuf Nuristani, diretor da IEC.

Leia mais notícias em Mundo

Mais de sete milhões de afegãos, de um total de 13,5 milhões registrados, participaram em 5 de abril da escolha do sucessor do presidente Karzai, a apenas alguns meses para a retirada das tropas da OTAN.

O processo aconteceu sem grandes incidentes, apesar das ameaças de ataques do Talibã. Oito candidatos aspiram ao cargo de Karzai, o único a governar este país de 28 milhões de habitantes desde a queda do Talibã em 2001.

Abdullah, que hoje parece ser o favorito, é um oftalmologista que foi combatente da resistência durante a ocupação soviética nos anos 1980. Uma eventual segundo turno está marcado para 28 de maio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação