Mundo

Síria anuncia que eleição presidencial acontecerá no dia 3 de junho

Eleição acontecerá em plena guerra na Síria, iniciada em março de 2011 e que já provocou mais de 150 mil mortes

Agência France-Presse
postado em 21/04/2014 09:08
Damasco - A eleição presidencial na Síria, que provavelmente marcará a reeleição de Bashar al-Assad, acontecerá em 3 de junho, anunciou o presidente do Parlamento, Mohamad al-Laham. "Determino a data da eleição de um presidente para a República Árabe da Síria (...) para os cidadãos que vivem na Síria para terça-feira 3 de junho", anunciou Al-Laham durante uma sessão solene do Parlamento. A apresentação de candidaturas acontecerá de 22 de abril até 1 de maio.

A eleição acontecerá em plena guerra na Síria, iniciada em março de 2011 e que já provocou mais de 150 mil mortes. Além disso, 2,5 milhões de sírios fugiram do país e 6,5 milhões foram obrigados a deslocar-se dentro das fronteiras.

Leia mais notícias em Mundo

Durante a sessão foram registrados três disparos de morteiro que deixaram dois mortos e vários feridos perto do Parlamento, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Até agora, Bashar al-Assad, assim como seu pai Hafez, havia sido eleito por referendo. O atual presidente, como candidato único, foi eleito por referendo com 97,29% dos votos e reeleito, em 2007, com 97,62% dos votos.

A nova Constituição aprovada em 2012 permite pela primeira vez que vários candidatos disputem a eleição. Mas na realidade, as condições exigidas limitam consideravelmente o número de candidatos.

Segundo as cláusulas aprovadas pelo Parlamento em 14 de março, o futuro presidente deve ter vivido na Síria de forma contínua durante os últimos 10 anos. O candidato também precisa obter o apoio de pelo menos 35 deputados dos 250 do Parlamento. As exigências tornam praticamente impossível a candidatura de um opositor exilado e muito difícil a de um opositor dentro do país.

Bashar al-Asad, que ainda não anunciou oficialmente a candidatura, declarou em janeiro que existiam "muitas possibilidades" de disputar novamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação