Mundo

Morre Win Tin, uma das principais figuras da luta por democracia em Mianmar

Win Tin prosseguiu com a luta por democracia e pela libertação de todos os prisioneiros políticos

Agência France-Presse
postado em 21/04/2014 09:15
Yangun - Uma das principais figuras da oposição à junta militar birmanesa, Win Tin, que ficou preso por 19 anos, morreu nesta segunda-feira aos 84 anos. O anúncio foi feito pela Liga Nacional para a Democracia (LND), partido histórico da oposição que ele fundou ao lado de Aung San Suu Kyi. O ex-jornalista morreu em um hospital de Yangun e o funeral acontecerá na quarta-feira.

Win Tin vestia sempre, como homenagem, uma camisa azul, uniforme dos prisioneiros

Em 1988, pelo menos 3.000 pessoas morreram na repressão da junta militar à revolta popular e Win Tin participou na criação da LND, ao lado de outras figuras importantes como Suu Kyi, vencedora do Nobel da Paz. Um ano depois ele foi detido e passou 19 anos preso. Foi o prisioneiro político birmanês que passou mais tempo na cadeia. Um dia depois de sua libertação, em setembro de 2008, como parte de uma anistia, relatou as torturas sofridas e os anos isolamento.

Leia mais notícias em Mundo

Win Tin prosseguiu com a luta por democracia e pela libertação de todos os prisioneiros políticos. Vestia sempre, como homenagem, uma camisa azul, uniforme dos prisioneiros.

A junta militar, que passou quase meio século no poder, anunciou a dissolução em março de 2011 e passou o poder a um regime quase civil, que desde então iniciou uma série de reformas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação