Mundo

Justiça americana ordena liberação de informações sobre ataques com drones

Dois jornalistas do The New York Times pediram informações sobre os drones no tribunal local

Agência France-Presse
postado em 21/04/2014 21:26
Washington - Um tribunal de Nova York ordenou nesta segunda-feira que o governo americano torne público em parte seu documento que justifica os ataques com aviões sem piloto (drones) contra suspeitos de terrorismos, incluindo cidadãos americanos.

[SAIBAMAIS]Em uma decisão de 56 páginas, a corte deu razão ao "The New York Times" e a dois de seus jornalistas, que pediam acesso à informação com base na lei sobre a liberdade de imprensa. A influente organização de direitos civis ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis) apoiou o jornal na ação.

Leia mais notícias em Mundo


Os três juízes decidiram por unanimidade que "o objetivo dos demandantes não era questionar a legalidade dos ataques de drones ou a morte de civis, mas sim obter informação sobre os ataques". O tribunal considerou que "não havia nenhuma razão em manter em segredo" informações que já haviam sido objeto de diversas declarações públicas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação