Mundo

Parlamentares japoneses visitam polêmico santuário Yasukuni em Tóquio

No local são homenageados os mortos em defesa da pátria em diferentes conflitos bélicos

Agência France-Presse
postado em 21/04/2014 21:28
Tóquio - Um grupo de 150 parlamentares japoneses visitou nesta terça-feira o polêmico santuário Yasukuni, em Tóquio, no qual são homenageados os mortos em defesa da pátria em diferentes conflitos bélicos, entre os quais 14 criminosos condenados após a Segunda Guerra Mundial.

A visita faz parte do Festival de Primavera deste santuário do culto xintoísta, aberto na segunda-feira e que durará três dias, e teve a participação de Yoshitaka Shindo, ministro de Assuntos Internos e Comunicações do governo conservador de Shinzo Abe.

Abe enviou uma árvore ao polêmico santuário, por ocasião da abertura do festival, o que indica que não irá pessoalmente ao local nos próximos dias. China e Coreia do Sul veem no santuário de Yasukuni uma afirmação do passado militarista do Japão e criticam a presença de líderes políticos no local.

Leia mais notícias em Mundo

A visita ocorre na véspera da chegada a Tóquio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que pedirá aos aliados Japão e Coreia do Sul que melhorem suas relações bilaterais.

Yasukuni, situado no coração de Tóquio, honra os 2,5 milhões de japoneses caídos em diferentes conflitos, entre eles 14 criminosos de guerra condenados à morte em 1945 pelos Aliados após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação