Mundo

Palestinos afirmam que não querem dissolver a Autoridade Palestina

O governo dos Estados Unidos advertiu na segunda-feira (21/4) que este tipo de "medida extrema" teria graves consequências

postado em 22/04/2014 09:43
Ramallah - Os palestinos não têm a intenção de dissolver a Autoridade Palestina, afirmou nesta terça-feira (22/4) o chefe dos negociadores Saeb Erakat. "Nenhum palestino fala de uma iniciativa de desmantelar a Autoridade Palestina", declarou Erakat à AFP.

"Mas as iniciativas israelenses anularam o alcance legal, político, de segurança, econômico e operacional das prerrogativas da Autoridade Palestina", completou. A equipe de negociadores informou na semana passada ao mediador americano Martin Indyk que os palestinos poderiam decidir desmantelar o governo dirigido pelo presidente Mahmud Abbasm, com o objetivo de jogar sobre Israel a responsabilidade da gestão do território como potência ocupante.



O governo dos Estados Unidos advertiu na segunda-feira (21/4) que este tipo de "medida extrema" teria graves consequências e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou a Autoridade Palestina de prejudicar o processo de paz.

Esta foi a primeira vez que foi citada a ameaça de dissolver a Autoridade desde a retomada das negociações de paz israelense-palestinas, mediadas pelo secretário Estado americano, John Kerry. Atualmente, as negociações estão bloqueadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação