Mundo

Kerry diz que relações internacionais eram mais simples na Guerra Fria

O secretário de Estado dos EUA também enumerou recente êxitos diplomáticos, como os acordos sobre as armas químicas na Síria e o programa nuclear iraniano

Agência France-Presse
postado em 22/04/2014 13:36
Kerry: as opções eram menos variadas, menos complicadas, mais contrastadas, mais claras
Washington
- As relações internacionais eram mais simples durante a Guerra Fria, afirmou nesta terça-feira (22/4) o secretário de Estado americano, John Kerry. "Talvez não fosse muito evidente para os grandes líderes da época, mas durante a Guerra Fria era mais fácil do que hoje em dia", declarou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos durante um discurso em Washington.

"As opções eram menos variadas, menos complicadas, mais contrastadas, mais claras: comunismo ou democracia, Oeste ou Leste. A cortina de ferro era uma grande linha de divisão", exemplificou. "Devemos navegar em meio a um planeta muito mais complicado", indicou, mencionando o caso do Oriente Médio e das divisões internas no mundo muçulmano, entre xiitas e sunitas.



[SAIBAMAIS]"Sem dúvida, devemos enfrentar problemas complicados na Ucrânia, lutamos na Síria e no Oriente Médio. Mas somos capazes de manter a calma em zonas amplas" do mundo, disse Kerry. O secretário também enumerou recente êxitos diplomáticos, como os acordos sobre as armas químicas na Síria e o programa nuclear iraniano.

Entre as décadas de 40 e 60, "podíamos tomar decisões ruins e ganhar mesmo assim, porque éramos (os Estados Unidos) praticamente a única potência econômica e militar. Hoje não é mais o caso", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação