Mundo

EUA enviam 600 soldados à Polônia e aos países bálticos para exercícios

Segundo porta-voz do Pentágono, John Kirby, a medida faz parte de uma série de manobras que "serão efetuadas nos próximos meses"

Agência France-Presse
postado em 22/04/2014 16:01

Os Estados Unidos mobilizarão cerca de 600 soldados na Polônia e nas repúblicas bálticas, em um gesto destinado a demonstrar seu compromisso com seus aliados da Otan no âmbito das tensões com a Rússia em relação à Ucrânia, anunciou o Pentágono nesta terça-feira (22/4).


[SAIBAMAIS]Uma companhia de 150 soldados da 173 Brigada Aerotransportada do Exército americano baseada na Itália chegará à Polônia na quarta-feira (23/4) e outros 450 serão enviados a Estônia, Lituânia e Letônia nos próximos dias como parte de uma série de manobras que "serão efetuadas nos próximos meses", declarou o contra-almirante John Kirby, porta-voz do Pentágono, em uma coletiva de imprensa.

"Depois da agressão russa à Ucrânia estamos constantemente procurando maneiras de cooperar com nossos aliados e parceiros", afirmou Kirby.

A medida também envia uma "mensagem para Moscou" de que "nós levamos nossas obrigações muito, muito a sério na Europa", acrescentou.


Os soldados enviados nesta semana vão ser substituídos depois de um mês, e assim sucessivamente, em um exercício sem data definida para terminar.

"Até quando isso vai durar? Não posso dar um prazo específico. Mas estamos procurando manter essa presença de maneira constante durante o ano todo", explicou. Kirby.

Esta é mais uma ação de Washington que visa tranquilizar os aliados da Otan na Europa Oriental, que passaram a temer uma onda de separatismo depois da intervenção russa na Crimeia. Os Estados Unidos também já enviaram apoio aéreo à Polônia. O porta-voz do Pentágono afirmou que existe a possibilidade de os exercícios militares serem estendidos para outros países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação