Mundo

Brasilienses vão ao Vaticano para assistir a canonização de dois papas

Peregrinos brasilienses embarcam com destino ao Vaticano para assistir à canonização de João XXIII e João Paulo II, no domingo. Reverência ao passado da Igreja se une ao entusiasmo pelo "estilo Francisco"

postado em 23/04/2014 06:00
Laila Lima, Vinícius Coimbra e Amanda Soares: geração marcada pelo carisma do papa polonês que conquistou o mundo
Os brasilienses começam a chegar ao Vaticano para a cerimônia de canonização de João XXIII e João Paulo II, no próximo domingo. Dezenas de peregrinos embarcaram ontem do Aeroporto Internacional Jucelino Kubitschek com destino a Roma, e alguns programaram também excursões por outras cidades italianas intimamente relacionadas ao catolicismo, ou mesmo para a Polônia, terra natal de João Paulo.

Há menos de um mês, o Vaticano anunciou que a cerimônia de canonização não seria tão pomposa quanto a beatificação do pontífice polonês, em 2011, que durou três dias e custou US$ 1,65 milhão. De acordo com o cardeal Agostino Vallini, vigário de Roma, as igrejas do centro da cidade permanecerão abertas na madrugada de domingo, para proporcionar um retiro espiritual para os peregrinos. Convidado para cerimônia pelo papa Francisco, o pontífice emérito Bento XVI ainda não confirmou presença. De acordo com a Rádio Vaticano, o evento será projetado ao vivo, em alta definição e gratuitamente, em 500 cinemas de todo o mundo.

A estudante Maria Manuella, 35 anos, afirma não conhecer muito bem João XXIII, mas valoriza a importância de seu pontificado. ;Certamente, foi um homem de impacto;, disse. Maria fez parte da fundação da Comunidade Católica Shalom, que surgiu em Fortaleza, após uma visita de João Paulo II. ;Ele sempre representou algo muito especial na minha vida;, reconhece. Segundo Manuella, sua mãe engravidou durante uma viagem ao Vaticano. ;Certo dia, em 1978, na Praça de São Pedro, ele foi dar a graça às mulheres grávidas e eu já estava na barriga da minha mãe;, revelou a peregrina, que embarcou com mais 23 fiéis.

O frei Alexandre Silva, da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, no Novo Gama, coordena o grupo de peregrinos do qual Manuella faz parte. Sorridente, ele lembrou a importância dos papados de João XXIII e João Paulo II e relatou ao Correio o tour que fará pela Itália e pela Polônia, como diretor espiritual do grupo. ;Passaremos por cidades como Assis, Cássia e Gargano, importantes localidades para o cristianismo;, contou. ;No dia 29, embarcaremos rumo à Polônia para visitar Varsóvia e a Cracóvia, cidade de Karol Wojtyla, o papa João Paulo II.;

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação