Mundo

Publicação de resultado de eleições no Afeganistão é adiada para sábado

O adiamento ocorreu para investigação de fraudes

Agência France-Presse
postado em 23/04/2014 11:32
Cabul - A publicação prevista para quinta-feira dos resultados preliminares do primeiro turno das eleições presidenciais no Afeganistão foi adiada para sábado para investigar as fraudes, anunciou nesta quarta-feira a Comissão Eleitoral Independente (CEI).

"Embora esta investigação atrase levemente o processo, é crucial para a exatidão e a integridade dos resultados", ressalta a Comissão Eleitoral. Mas a CEI publicará na quinta-feira novos resultados parciais, após os divulgados no domingo, que cobriam a metade dos votos.



Segundo estes dados, o ex-ministro das Relações Exteriores Abdullah Abdullah supera seu rival Ashraf Ghani, ex-economista do Banco Mundial, por 11 pontos, com 44,4% dos votos contra 33,2%.

Zalmai Rasul, próximo ao presidente Hamid Karzai e considerado o candidato do governo, fica para trás, com apenas 10% dos votos. Oito candidatos se apresentaram às eleições para suceder Karzai. Se nenhum dos candidatos obtiver 50% dos votos, será realizado um segundo turno no dia 28 de maio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação