Mundo

Greve por aumento de salário paralisa obras de ampliação do Canal do Panamá

Sindicato da construção demanda um aumento de 20% dos salários, o que os empresários rejeitam por considerá-lo excessivo

Agência France-Presse
postado em 23/04/2014 19:14
Panamá - As obras de ampliação do canal do Panamá, que acumulam um atraso de um ano, voltaram a ser interrompidas esta quarta-feira 923/4) devido a uma greve de trabalhadores da construção, que pedem aumentos de salários.

"O projeto de ampliação do canal do Panamá, que é a principal mega-obra do país, está paralisada", assegurou à AFP Saúl Méndez, secretário-geral do sindicato da construção, Suntracs.



[SAIBAMAIS]O sindicato da construção demanda um aumento de 20% dos salários, o que os empresários rejeitam por considerá-lo excessivo. A empresa encarregada da ampliação do canal admitiu que a greve afeta a totalidade dos trabalhos do projeto.

Segundo o consórcio Grupo Unidos pelo Canal (GUPC), encarregado das obras de ampliação da via interoceânica, os trabalhadores afiliados ao Suntracs "estão atendendo a convocação à greve", o que "afeta em sua totalidade os trabalhos produtivos" e "impacta o cronograma de trabalho do projeto".

A ampliação do canal já tinha sido afetada este ano, quando o consórcio parou as obras de 5 a 20 de fevereiro por falta de liquidez, o que levou a intensas negociações com a autoridade do canal para retomar as obras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação