Mundo

Novo processo pode condenar opositor russo Navalny a 10 anos de prisão

Navalny, que já foi condenado a cinco anos de prisão com suspensão condicional da pena em 2013 por acusações está sob prisão domiciliar

Agência France-Presse
postado em 24/04/2014 09:39
Moscou - O principal opositor ao presidente russo Vladimir Putin, Alexei Navalny, compareceu nesta quinta-feira (24/4) ao tribunal por novas acusações de fraude que podemm resultar em uma condenação de 10 anos de prisão.

[SAIBAMAIS]Navalny, que já foi condenado a cinco anos de prisão com suspensão condicional da pena em 2013 por acusações que, segundo ele, foram totalmente inventadas, encontra-se sob prisão domiciliar com proibição de se comunicar. Na terça-feira, foi condenado a uma forte multa por difamação contra um deputado.



Em uma primeira decisão nesta quinta-feira, um tribunal de Moscou o considerou culpado de "atentar contra a reputação do vice-presidente da Duma (câmara baixa do Parlamento), Serguei Neverov, publicando documentos sobre bens imobiliários que, segundo ele, não foram declarados. Foi condenado a desmentir publicamente estas informações. A justiça russa realiza muitas investigações e processos em um contexto cada vez mais difícil para a oposição.

Em outro caso, Navalny, de 37 anos, é acusado com seu irmão Oleg, ex-executivo dos Correios russos, de ter desviado 27 milhões de rublos (546.000 euros) em detrimento da empresa de cosméticos francesa Yves Rocher. Os dois irmãos também são acusados de ter roubado mais de quatro milhões de rublos de uma empresa russa, MBK, e de ter lavado 21 milhões de rublos, acusações que no total podem levar a uma condenação de até dez anos de prisão.

A justiça também deverá se pronunciar nesta quinta-feira sobre a prolongação da prisão domiciliar de Alexei Navalny, que depois de dois meses deve terminar em 28 de abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação