Mundo

Governo sírio está perto de completar desarmamento químico, diz ONU

Parte dos produtos que devem ser retirados do país está em um local nas proximidades de Damasco, atualmente inacessível por razões de segurança

Agência France-Presse
postado em 24/04/2014 14:09
Haia - A Síria está prestes a cumprir com a retirada total do seu arsenal de armas químicas de seu território, e mais de 90% desse arsenal já deixou o país, indicou nesta quinta-feira a missão internacional para supervisionar o processo. Após "a operação de hoje, 92,5% do material químico foi retirado ou destruído", informou a missão conjunta da ONU-OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas) em um comunicado.

[SAIBAMAIS]Responsável pelo acompanhamento da destruição de armas químicas da Síria até 30 de junho, a OPAQ declarou que um novo carregamento foi retirado da Síria nesta quinta-feira.

"Parabenizo os progressos realizados durante as últimas três semanas, e recomendo vivamente que as autoridades sírias concluam as operações de evacuação", declarou a coordenadora da missão ONU-OPAQ, Sigrid Kaag, em um comunicado.



Parte dos produtos que devem ser retirados do país está em um local nas proximidades de Damasco, atualmente inacessível por razões de segurança, disse à AFP uma fonte próxima à operação.

A Síria se comprometeu em se desfazer das cerca de 1.200 toneladas de produtos químicos até 27 de abril. O plano de desarmamento químico da Síria, adotado pela ONU, prevê que todo o arsenal sírio seja destruído antes de 30 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação