Mundo

Papa celebra missa em português em homenagem a José de Anchieta

A missa foi celebrada em Roma, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, um lugar simbólico

Agência France-Presse
postado em 24/04/2014 17:50
Francisco disse que a causa da santidade do Apóstolo do Brasil foi %u201Cnão temer a alegria%u201D
O papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (24/4), em português, a missa de ação de graças ao santo José de Anchieta, canonizado a 3 de abril, declarando que a causa da santidade do Apóstolo do Brasil foi ;não temer a alegria;.

[SAIBAMAIS]O papa explicou que o santo, nascido em Tenerife, nas Canárias, foi um exemplo dessa alegria, fruto da ;força de atração dos discípulos de Jesus;. Ele ressaltou que era isso precisamente que Anchieta ensinava, a ;sua alegria;, que ;para nós deve ser uma herança;.

A missa foi celebrada em Roma, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, um lugar simbólico, já que o espanhol Inácio de Loyola foi o fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa a que pertenciam Anchieta e o próprio papa.



Estiveram presentes na cerimónia fiéis, religiosos e autoridades, tanto da Espanha como do Brasil, entre os quais, o vice-presidente brasileiro, Michel Temer.

O próprio papa Francisco assinou o decreto para a canonização de Anchieta (1534-1597), graças à chamada ;canonização equivalente;, que não necessita de milagres e é feita por reconhecimento do fervor popular.

José de Anchieta - que ainda muito novo foi estudar em Portugal e onde entrou para a Companhia de Jesus - é conhecido como o Apóstolo do Brasil, pelo seu trabalho evangelizador e humanitário, sobretudo com os índios, que protegia da violência e da escravidão. É venerado especialmente em São Paulo, a maior cidade brasileira, tendo sido um dos seus fundadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação