Mundo

Descarrilamento de trem deixa cerca de 50 mortos e 160 feridos no Congo

O acidente ocorreu na terça, a 65km ao de Kamina, uma localidade a 600 km de Lubumbashi, capital da rica província mineradora de Katanga

postado em 24/04/2014 19:25
Kinshasa - Cerca de 50 pessoas morreram e 160 ficaram feridas no descarrilamento de um trem na terça-feira, no sudeste da República Democrática do Congo (RDC), de acordo com um registro divulgado nesta quinta-feira.

O balanço definitivo é de "48 mortos e 160 feridos, dos quais 12 estão em estado grave", declarou à AFP o porta-voz do governo, Lambert Mende.

Os números anteriores variavam entre 48 e 100 vítimas.

O acidente ocorreu na terça, a 65km ao de Kamina, uma localidade a 600 km de Lubumbashi, capital da rica província mineradora de Katanga.

O veículo cobria o trajeto entre Kamina e Mwene-Ditu, mais ao norte na província rica em diamantes de Kasai Oriental. Diferentes fontes afirmam que, além de transportar mercadorias, o comboio também levava pessoas - algumas nos vagões e outras inclusive no teto.



"A causa do acidente foi a locomotiva que tinha acabado de ser comprada e se acelerou de uma vez", informou Mende, acrescentando que uma investigação foi aberta.

"O motor acelerou, e o trem descarrilou em uma curva", relatou um jornalista de Kamina consultado pela AFP.

Do total de 19 vagões, 15 ficaram completamente tombados. Além disso, o lugar do acidente é de difícil acesso, dificultando o resgate.

Os acidentes de trem são frequentes na RDC. A rede ferroviária, que entrou em operação durante o colonialismo belga, não é reformada desde a independência do país, em 1960. Em setembro de 2012, pelo menos quatro pessoas morreram, e outras 37 ficaram feridas em um acidente ferroviário ocorrido ao norte de Lubumbashi.

O Banco Mundial financia um projeto para reformular a empresa responsável pelos trens do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação