Mundo

Ilhas Marshall processarão grandes potências nucleares na CIJ

As Ilhas Marshall sofreram 67 testes nucleares americanos entre 1946 e 1958

Agência France-Presse
postado em 25/04/2014 12:45
As Ilhas Marshall processarão nove potências nucleares, entre elas os Estados Unidos, no maior órgão judicial das Nações Unidas, por não terem abandonado a corrida em busca de armas nucleares, anunciou nesta sexta-feira a Corte Internacional de Justiça (CIJ).

Palco de diversos testes nucleares nas décadas de 1940 e 1950, este pequeno Estado do Pacífico apresentou na quinta-feira à CIJ pedidos para processar nove Estados separadamente, indicou a Corte em um comunicado.

As Ilhas Marshall acusam China, Coreia do Norte, França, Índia, Israel, Paquistão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos "de não cumprir com suas obrigações relacionadas ao fim da corrida pelas armas nucleares em uma data próxima e com o desarmamento nuclear".

A Corte, no entanto, indicou que admitiu apenas as demandas contra Reino Unido, Paquistão e Índia, porque estas três nações aceitaram no passado a "competência obrigatória" da CIJ.



As outras demandas serão examinadas apenas se os governos dos países em questão autorizarem. "As Ilhas Marshall têm plena consciência das graves consequências que as armas nucleares podem ter", indicou o governo local no documento entregue à Corte.

As Ilhas Marshall, pequena nação de 55.00 habitantes no Pacífico oeste, sofreram 67 testes nucleares americanos entre 1946 e 1958.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação