Mundo

Com praça em festa por fiéis, João Paulo II e João XXIII se tornam santos

Cerimônia simples foi acompanhada com emoção por cerca de 800 mil pessoas. Concelebração feita pelo papa emérito Bento XVI e o papa Francisco é histórica

Jacqueline Saraiva
postado em 27/04/2014 07:17



Cidade do Vaticano - Por volta das 7h (Horário de Brasília) deste domingo (27/4) terminou a missa histórica de canonização de João XXIII e João Paulo II no Vaticano, intitulado o "Dia dos Quatro Papas", por conta da concelebração feita pelo papa emérito Bento XVI, que renunciou no ano passado, e o papa Francisco. A celebração durou pouco mais de duas horas e foi acompanhada por cerca de 800 mil pessoas, segundo o Vaticano, que citou fontes da polícia italiana.

Segundo os cálculos, 500 mil pessoas lotaram a imensa Praça de São Pedro e sua via de acesso, a Via da Conciliação, enquanto 300 mil seguiram o evento diante dos 17 telões instalados em diversos pontos de Roma. A missa também foi transmitida em 3D para os cinco continentes, outra inovação do Vaticano. Entre os fiéis estavam principalmente poloneses, conterrâneos de João Paulo II, que foram os estrangeiros mais numerosos no local.

Concelebração foi feita pelo papa emérito Bento XVI e o papa Francisco

A cerimônia de canonização foi realizada com os mesmos ritos de uma missa, bem simples e sóbria. Por ter sido feita do lado de fora da Basílica de São Pedro permitiu que mais pessoas participassem do evento. Muitas pessoas, que estavam acampadas desde o sábado (26/4) nos arredores da praça, suportaram frio, chuva e o cansaço, espremidas umas entre as outras, para acompanhar a missa. Vários fiéis chegaram a passar mal, mas a grande maioria aguentou por horas, em pé, a grande celebração.



Emoção e fé

A menos de uma hora do início da missa, que começou às 10h (horário de Roma), os religiosos já iniciavam uma corrente de orações e preces, num vaivém intenso de pessoas pela Praça de São Pedro. Meia hora depois de os sinos tocarem, o papa emérito Bento XVI apareceu na Praça de São Pedro e foi ovacionado, em um clima de muita emoção. Imagens aéreas apareceram nos telões, deixando os fiéis impressionados com a multidão que estava presente na solenidade. Com a entrada do papa Francisco, além de bispos e cardeais, a celebração foi iniciada.

Canonização high tech: telões foram espalhados para que ninguém deixasse de acompanhar a cerimônia na Praça de São Pedro

Ao longo de toda a missa, o papa Francisco aparentava seriedade, enquanto que Bento XVI parecia bastante sorridente. Aglomerados e em meio a uma chuva leve, os fiéis acompanharam os cânticos longos, em latim. O Evangelho do dia falou sobre São Tomé, conhecido por só acreditar nas coisas que via. Na homilia, que durou cerca de oito minutos, o papa Francisco exaltou a "docilidade ao Espírito Santo" de João XXIII e a dedicação de João Paulo II às famílias, sendo bastante aplaudido. Ao fim do ato, dois minutos de silêncio foram decretados para, em seguida, ser iniciada a comunhão.

Ao fim da missa, a chuva fina deu trégua e o Sol apareceu. O papa Francisco fez agradecimentos a todos os presentes. A Praça de São Pedro ficou em festa com a santificação dos papas e os fiéis continuaram ainda por um longo tempo no local, na tentativa de ver ou até mesmo tocar o papa, que passou em carro pela praça. Confira imagem registrada pelo repórter Diego Amorim, no momento em que Francisco passou em meio ao público:

[VIDEO1]

Relíquias dos santos

Durante todo o dia, o Vaticano ficará aberto a público para os visitantes. Os fiéis podem ver as relíquias dos novos santos: uma ampola de sangue de João Paulo II e um pedaço de pele recuperado na exumação do corpo de João XXIII.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação